Sorvete de Jabuticaba

Imagem 0030 - 01 - sorvete jabuticaba cobertura chocolateAaah verão! Minha mãe faz sorvete pros meus irmãos e pra mim desde que eu me entendo por gente. Sou fascinada por sorvete e não tenho um preferido. Minha mãe sempre usou os produtos da Marvi. Aí eu cresci e acabei sempre fazendo pra mim. Desde que eu me mudei para o Tatuapé, há dois anos mais ou menos, eu ainda não tinha feito. Pois é, me dei conta e comprei as coisinhas pra poder fazer.

Fui em uma lojinha muito bacanosa aqui perto de casa, que vende produtos para festas e talz. Comprei o Emulsificante Marvigel, a Liga Neutra e a Base para Sorvetes e Sobremesas (que nada mais é que o sabor) de Jabuticaba. O potinho de Emulsificante vem com 200g e os outros dois com 100g cada um. Paguei R$ 3,00 na Base e R$ 2,90 no Emulsificante e na Liga Neutra. E vou falar uma coisa: esses potinhos rendem trocentas receitas. Aí, eu acho muito legal ir comprando os sabores e ir guardando. E tem muitos sabores diferentes, dos tradicionais (chocolate, morango, leite condensado, maracujá) até os mais exóticos, como o que eu comprei (jabuticaba, chiclete, beijinho, frutas azuis).

No verso da embalagem eles dão a receita, mas confesso que nunca segui. Como sou velha de guerra na arte de fazer sorvete, criei minha receita própria.

500mL de leite integral gelado;

5 colheres (sopa) de açúcar;

1 colher (chá) rasa de Liga Neutra;

1 colher (sopa) rasa de Base (sabor) da sua escolha;

Bater todos esses ingredientes no liquidificador por cerca de 5 minutos, depois despejar numa forma de alumínio (que caiba no seu congelador) e cobrir com um plástico (que pode ser sacolinha de supermercado, desde que bem limpinho, hein?).

Então, quando se coloca esse líquido na forma, ele gela mais uniformemente do que num pote de plástico, fica por igual, sabe? E o lance de cobrir com o plástico, é para não cair gelo ou água. Se isso acontece, o resultado no final é um sorvete crocante, cheio de cristaiszinhos de gelo, que não é muito legal não.

O jeito de colocar o plástico, é apertando ele em cima do líquido, tentando deixar o mínimo ou nada de ar possível entre o plástico e o líquido do sorvete. Porque o ar condensa, vira água e depois gelo e aí dá no mesmo resultado que eu expliquei. Insisto, não é legal ter um sorvete crocante.

O tempo que vai ficar no congelador é muito relativo, recomendo que dê uma olhada depois de duas horas no congelador, e depois de 30 em 30 minutos. Essa massinha não pode nem congelar demais, a ponto de ficar igual pedra de gelo, e nem mole demais. É só mexer na forma, se o líquido não balançar mais e, quando colocar a colher ele quebrar com um pouquinho de pressão apenas, está no ponto certo.

Depois disso, coloca tudo na batedeira, em pedaços e adiciona o Emulsificante, 1 colher (chá) é o suficiente, nem muito cheia e nem muito rasa. Isso vai fazer com que o seu sorvete fique aerado e fofinho. Bater sempre na velocidade mais rápida da sua batedeira. Aí ele vai crescer, crescer, e crescer. Cuidado para ele não desgelar, hein? Não pode bater demais pois desanda! Geralmente ele dobra de tamanho ou quase chega lá. Uma outra dica é já deixar o pote em que você vai bater já na geladeira, assim como o pote que você irá armazenar o sorvete.

Depois de batido, eu sempre coloco em um pote de sorvete comum, e faço o mesmo esquema do plástico, e você já sabe o porquê. Quanto mais rápido for esses procedimentos e menos tempo o sorvete ficar para fora do congelador, melhor. O tempo de congelador agora é um dia inteiro, mas vale muito a pena! E rende um pote de sorvete de 2L inteiro ou quase cheio.

Imagem 0030 - 02 - sorvete jabuticaba cobertura chocolate marviPensa que legal receber os amigos com sorvete feito por você e em casa? Dá pra fazer meia receita, colocar dois sabores no pote, tudo o que criatividade mandar! Não esqueça da cobertura (eu usei de chocolate, mas ficou muito enjoativo, acho que o ideal seria leite condensado) e dos confeitos também! O meu sorvete ficou com um tom de roxo tão bonito!

Você pode dividir essa receita ao meio também mas não recomendo dobrá-la, a não ser que você tenha uma batedeira profissa, dessas industriais. Eu fiz essa mesma receita com uma batedeira pequena, bem fuleira que minha mãe ganhou em um sorteio há uns anos, que obviamente ela não quis e me deu.

Quero ver fotos dos sorvetes de vocês, hein?

Anúncios

18 pensamentos sobre “Sorvete de Jabuticaba

    • Pois é! Eu quero testar fazer esse sorvete e misturar uma geleia caseira de jabuticaba… acho que vai ficar estupendo! Procure, faça e depois me conte, tá flor? Obrigada pelo carinho! Beijo!

O que achou? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s